sábado, 23 de maio de 2009

Saberes são Construídos Progressivamente




Entendendo que os saberes são construídos progressivamente onde todos os sujeitos são capazes de desenvolver sua inteligência, se assim forem respeitadas suas especificidades, tem como prioridade possibilitar o avanço desses sujeitos em qualquer fase da vida.
Para tanto, alguns mecanismos de intervenção no processo apresentam-se como necessários.
Plano de Acompanhamento Didático – PAD é um acompanhamento com intervenção específica para os alunos que não conseguiram desenvolver as aprendizagens colocadas para o ciclo ou fase do ciclo em que eles se encontram.



Os alunos têm três anos para concluir cada fase/ciclo, progredindo ininterruptamente em suas fases. Ao final de cada ciclo, os alunos serão encaminhados para o Ciclo seguinte com ou sem o PAD – Plano de Acompanhamento Didático ou para uma CIR – Classe de Integração e Recursos, caso não tenha conseguido alcançar as aprendizagens necessárias à comunidade dos estudos nos outros Ciclos/Fases. Não a retenção de alunos de uma fase para outra.




A professora Eliane Batista, com formação em Biologia e especialização em Educação Ambiental, atuou na escola no Projeto Laboratório de Aprendizagem, (em desenvolvimento) com o PAD – Plano de Acompanhamento Didático que atende alunos com dificuldades no que se refere à aprendizagem. Essas dificuldades são relacionadas a escrita e a leitura.
Em 2008, organizou-se para atender 40 alunos, organizados em turmas de 10 alunos que foram atendidos duas vezes por semana. Esses alunos eram do turno oposto – alunos do CAD.

A cada três meses era feito uma avaliação para verificar se o aluno estava apto a ser liberado do projeto, ou seja, se as dificuldades encontradas foram sanadas ou diminuídas.

Dentro dessas dificuldades trabalha-se com vários recursos como aplicação de textos, narrativos, poema, poesias; confecção de gibi; teatro de fantoche; bingo de palavras e assuntos matemáticos como operações, números pares, múltiplo, etc; aplicação de jogos didáticos.

Antes dos trabalhos é feito uma leitura comentada que enriquece a produção do conhecimento. As atividades resolvidas e produções dos alunos são arquivadas em portifólio, por aluno para dar um respaldo legal na avaliação e desenvolvimento do conhecimento.

Este ano a proposta/projeto deve continuar com algumas adaptações.

Nenhum comentário: