Entendendo que os saberes são construídos progressivamente onde todos os sujeitos são capazes de desenvolver sua inteligência, se assim forem respeitadas suas especificidades, tem como prioridade possibilitar o avanço desses sujeitos em qualquer fase da vida.
Para tanto, alguns mecanismos de intervenção no processo apresentam-se como necessários.
Plano de Acompanhamento Didático – PAD é um acompanhamento com intervenção específica para os alunos que não conseguiram desenvolver as aprendizagens colocadas para o ciclo ou fase do ciclo em que eles se encontram.
Os alunos têm três anos para concluir cada fase/ciclo, progredindo ininterruptamente em suas fases. Ao final de cada ciclo, os alunos serão encaminhados para o Ciclo seguinte com ou sem o PAD – Plano de Acompanhamento Didático ou para uma CIR – Classe de Integração e Recursos, caso não tenha conseguido alcançar as aprendizagens necessárias à comunidade dos estudos nos outros Ciclos/Fases. Não a retenção de alunos de uma fase para outra.
A professora Eliane Batista, com formação em Biologia e especialização em Educação Ambiental, atuou na escola no Projeto Laboratório de Aprendizagem, (em desenvolvimento) com o PAD – Plano de Acompanhamento Didático que atende alunos com dificuldades no que se refere à aprendizagem. Essas dificuldades são relacionadas a escrita e a leitura.
Em 2008, organizou-se para atender 40 alunos, organizados em turmas de 10 alunos que foram atendidos duas vezes por semana. Esses alunos eram do turno oposto – alunos do CAD.
A cada três meses era feito uma avaliação para verificar se o aluno estava apto a ser liberado do projeto, ou seja, se as dificuldades encontradas foram sanadas ou diminuídas.
Dentro dessas dificuldades trabalha-se com vários recursos como aplicação de textos, narrativos, poema, poesias; confecção de gibi; teatro de fantoche; bingo de palavras e assuntos matemáticos como operações, números pares, múltiplo, etc; aplicação de jogos didáticos.
Antes dos trabalhos é feito uma leitura comentada que enriquece a produção do conhecimento. As atividades resolvidas e produções dos alunos são arquivadas em portifólio, por aluno para dar um respaldo legal na avaliação e desenvolvimento do conhecimento.
Este ano a proposta/projeto deve continuar com algumas adaptações.
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