sábado, 23 de maio de 2009

O Esporte bem como as Práticas de Atividades Físicas

O esporte bem como as práticas de atividades físicas é fundamental para a formação do ser humano, pois representa transformação.
Segundo a professora de educação física da escola a prática de esporte trás benefícios para a saúde, nos ensina a importância do trabalho em equipe, aumenta nossa auto-estima, fortalece nossa capacidade de ação, melhora o rendimento nas outras disciplinas, como também favorece um trabalho bio-psico-social.



















A construção das quadras do Lourival Oliveira Soares veio possibilitar que os alunos tenham melhores condições para a prática esportiva e recreativa. As mesmas vão dar uma maior integração entre a escola e a comunidade, além dos projetos interdisciplinares voltados para a comunidade.
Nos dias atuais é inadmissível que nas escolas não possuam um espaço adequado para as aulas práticas de educação física, quando se fala insistentemente na busca pela qualidade de vida.


Apesar de a Educação Física no âmbito da escola já possuir um ordenamento legal detalhado na atual LDBEN – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, muitos membros da comunidade escolar desconhecem a atual condição de obrigatoriedade da Educação Física na escola. [...] a legitimação da Educação Física na escola depende diretamente de sua relação com a comunidade escolar [...] a LDBEN (Lei nº. 9.394/96), no Artigo 26, § 3º dispõe:
A educação física, integrada á proposta pedagógica da escola, é componente curricular da Educação Básica, ajustando-se às faixas etárias e às condições da população escolar, sendo facultativa nos cursos noturnos. (LCT / SEB – MEC / 2006: 214).

Nenhum comentário: