sábado, 23 de maio de 2009

Minha, Nossa Escola Lourival Oliveira Soares - EMLOS

Apresentação


Toda a instituição existe por ter uma razão de existir. Embora a escola seja instituída pela sociedade, através de órgãos públicos e privados, ela só terá razão de existir se, estiver sensibilizada sobre a sua importância e lhe der um sentido. Ademais, não há possibilidade de falarmos em instituição eficaz, se alem do sentido: não houver um projeto coletivo, para orientar as ações das pessoas que estão direta ou indiretamente ligadas a ela; não houver esforço, no seu interior, para efetivar esse projeto na prática; e não houver a possibilidade de a comunidade interna e externa da escola perceber, através de reavaliações, que há esforço para diminuir a distância entre a teoria (projeto) e a prática. (Adelar Hengemuhle, 2004: 176).

Em Itabuna-BA cada escola da rede municipal é intitulada como: ESCOLA GRAPIÚNA: “lugar de todos nós”, tem uma concepção a crença de que todas as pessoas são sujeito de direitos e que, na garantia destes direitos, é possível a construção de um mundo melhor, de uma sociedade mais democrática, mais justa e mais solidária.
Segundo Adelar Hengemuhle, “a escola é um espaço concreto de promoção do ser e do conviver e do desenvolvimento das capacidades do conhecer e fazer. Tudo orientado e fundamentado pelo projeto pedagógico”. (2004: 169).
A Escola Municipal Lourival Oliveira Soares, situa-se a Rua dos Bandeirantes s/n, localizada em um bairro histórico – Ferradas, “Berço” de Itabuna, possui estrutura de uma escola moderna e aplicação do ensino em um Sistema de Ciclo de Formação Humana compatível com a idade e nível de desenvolvimento do aluno.
Com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre a realidade da escola Grapiúna, será abordado todo aspecto físico, humano e pedagógico desta escola.
O Bairro Ferradas, berço da civilização do cacau, fica localizado a seis quilômetros do centro de Itabuna, tem acesso fácil, via BR-415, com linha de ônibus regular para o centro da cidade.
A escola situa-se nesse Bairro histórico – Ferradas – “... guarda para a eternidade dos tempos, a marca gloriosa de ter sido o capítulo primeiro da civilização Itabunenses”. Adelino Kifouy Silveira.
Bairro distante da zona comercial da cidade possui pequenos mercados, um posto de saúde, algumas padarias, uma farmácia, vários bares, uma igreja católica, uma adventista, uma Assembléia de Deus e alguns terreiros de candomblé, um cemitério, uma fábrica de café Lavoura, uma fábrica de nescau, mais duas escolas municipais que atende a educação infantil e o primeiro segmento do Ensino Fundamental.
A comunidade local na sua maioria constitui-se de pessoas com baixo poder aquisitivo que enfrentam inúmeras dificuldades relacionadas a falta de condições básicas de sobrevivência, como: moradia, alimentação, vestuário, trabalho, remédios e assistência médico-hospitalar. O bairro ainda necessita de saneamento básico.
A Escola Municipal Lourival Oliveira Soares, pública tem linhas arquitetônicas modernas e harmoniosas, possui três pavimentos. Foi inaugurada no dia 27 de julho de 1997, e passou a atender não só a comunidade de Ferradas, mas também aos moradores de Nova Ferradas, Roça do Povo, URBIS IV, Rua de Palha, Fernando Gomes (bairros vizinhos). Atende também ao distrito de Itamaracá e aos moradores de fazendas circunvizinhas. Ela funciona em três turnos, atendendo no matutino e vespertino aluno do CAD, CIR II e CIR III e no turno noturno atende a alunos do PROEJA II, Estágios I, II e III.
Atualmente a escola conta com um total de 1.543 (um mil quinhentos e quarenta e três alunos) devidamente matriculados, conforme dados do Censo escolar.
Nesta escola é desenvolvido o CAD – Ciclo da Adolescência, que corresponde a 2ª etapa do Ensino Fundamental (5ª a 8ª série); CIR – Classes de Integração e Recursos, que são formados por alunos na distorção idade-série e que deveriam permanecer no máximo dois anos antes de ir para o Ensino Médio, este ano está em fase conclusiva; PROEJA – Programa de Educação de Jovens e Adultos e PAD – Programa de Acompanhamento Didático, que ajuda a sanar as dificuldades dos alunos.
A escola é bem equipada, pois possui computadores, impressoras, freezer, geladeiras, vídeos, DVD, aparelho de som, retro projetor, telão, três televisores, mesa de pig-pong, laboratório de ciências e laboratório de informática.
A Escola Municipal Lourival Oliveira Soares, com X metros quadrados construída e Y metros quadrados em área livre. Ninguém na comunidade escolar soube informar a metragem real da escola. Sei que é grande, contendo bastante espaço e em termos de área livre também é muito grande. Depois que foi construída as duas quadras no ano de 2007, ainda sobrou muito espaço. Possui três pavimentos sendo que no pavimento 1 situam-se as salas destinadas ao setor administrativo (direção, vice-direção, secretaria), quatro salas de aula, sala dos professores, biblioteca, almoxarifado e sanitários dos professores. No pavimento 2, situa-se laboratório de ciências, cozinha, pátio coberto, um banheiro masculino e outro feminino para alunos (ambos com várias divisões internas). No pavimento 3, há sete salas de aula, laboratório de informática, sala (antiga Radio Comunitária) e sala do PAD (antiga sala da coordenação). No pavimento 3, há uma rampa que dá acesso a cobertura – indicador de que há possibilidade de se construir o pavimento 4. Hoje conta com uma quadra poli esportiva e uma quadra de areia.
“A escola é um espaço concreto de promoção do ser e do conviver e do desenvolvimento das capacidades do conhecer e fazer”. (Adelar Hengemuhle, 2004: 169)
A escola citada é uma instituição pública municipal, mantida pela Secretaria da Educação do Município, em cumprimento às bases legais estabelecidas pela nova LDBEN (Lei 9.394/96), que em seu título III, Artigo 4º – do Direito à Educação e de Dever de Educar, estabelece: “o dever do Estado com educação escolar pública será efetivada mediante a garantia de: I – ensino fundamental obrigatório, inclusive para os que a ela não tiverem acesso na idade escolar”.
Recebe os recursos para sua manutenção através dos programas de FAED – Fundo de Assistência Educacional, que segundo a diretora da escola, Luciane Maria do Nascimento, o mesmo não tem fixado o período de repasse dessa verba, às vezes de três em três meses; o que às vezes atrapalha o andamento das atividades da instituição. Recebe ainda, recursos do PDDE – Programa de Dinheiro Direto na escola, o Caixa Escolar e também do PNAE – Programa de Alimentação Escolar. Sendo importante esclarecer, que estes repasses é de acordo com o número de alunos matriculados e está em conformidade com a nova LDBEN (Lei 9.394/96).
Nesta instituição de ensino, há distribuição de merenda escolar, a qual é assegurada graças aos repasses mensal do PNAE – citado acima. A compra dos gêneros alimentícios é feita através de licitação e cotação. Cabendo à escola prestar conta de todos os procedimentos utilizados na compra dos gêneros.

Um comentário:

Construindo o Conhecimento disse...

Ola,
Gostaria muito de contar com sua Participação. Ela será muito importante para o crescimento de nosso conhecimento acadêmico.
Um forte Abraço