terça-feira, 20 de julho de 2010

Estudo Errado - Gabriel, O Pensador & Adail, O Ilustrador



OBJETIVO: Refletir e elaborar de diretrizes para a melhoria do trabalho pedagógico.

COORDENADORAS : Laboratório de Aprendizagem


CLIENTELA: Professores

LOCAL: Sala dos professores ( o coletivo dos professores)

2 comentários:

Educador Frustrado disse...

Esse vídeo é muito bom, mas sinceramente, acho a escolha de postá-lo num blog de uma escola da rede municipal de ensino não foi boa. Isso porque o que se suscita no próprio vídeo e na letra da música está muito longe da própria realidade das escolas de Itabuna e mesmo da Escola Lourival Soares.

Atualmente, pressente-se o mesmo descontentamento dos alunos em relação às suas permanências em sala de aula, mas isso ocorre não é necessariamente pela ineficiência dos professores, gestores ou da família.

Na rede municipal de ensino, os grandes problemas se iniciam já no modelo curricular adotado, o do Ciclos de Desenvolvimento Humano, que desobriga o professor de avaliar o aluno de forma mais rígida e o obriga a levar o aluno para o ciclo seguinte sem que ele tenha de fato o desenvolvimento intelectual previsto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais.

Resultado: a propria escola da rede municipal de ensino virou fábrica de analfabetos funcionais.

Os estudantes terminam o ensino fundamental e seguem para o ensino médio sem saberem ler, nem escrever, nem interpretar.

Quando questionados sobre as circunstâncias dessas falhas, os próprios alunos indicam sua descrença no papel da escola como agente educador. Contudo, o aluno também não colabora, não quer estar inserido dentro do ambiente escolar e acredita que sua permanência la não vai levá-lo a algo que vá para além do que os seus pais foram.

A ineficiência da escola, hoje, começa no próprio estudante e na falta de preparo dos pais desses estudantes em motivá-los para a escola.

Aliado a isso, a escola não pode fazer nada além de tratar os alunos como se fossem "anjos" (o que não são).

A escola só voltará a ser eficiente quando o professor retomar a autoridade que possuía enquanto educadores, quando a sociedade ratificar essa premissa e quando os estudantes tiverem vontade de verdade de contribuir para as transformações sociais, que, cá entre nós, devem começar no próprio estudante, numa análise de si para si.

Valdice Santos disse...

Esse vídeo foi trabalhado pelo LA, com o coletivo dos professores objetivando uma reflexão e tomada de diretrizes para a melhoria do trabalho pedagógico.

Psicopedagoga