

ESCOLA MUNICIPAL LOURIVAL OLIVEIRA SOARES – EMLOS
PROFESSORA - Alyne
DISCIPLINA – História
SÉRIE/TURMA – CAD I ‘A’, Matutino/Vespertino
ANO - 2009.
PROPOSTA DE TRABALHO
TEMA: Cuida Bem de Mim
EIXO TEMÁTICA:
Meio Ambiente e
Preservação dos Espaços de Memória
HABILIDADES QUE SERÃO DESENVOLVIDAS DURANTE O BIMESTRE
- Perceber, analisar, diferenciar, localizar, identificar, ler e interpretar.

SABERES:
Valorização do patrimônio Ambiental local.
Consciência dos espaços de memória e sua Importância.
Diferenciação dos ambientes naturais e culturais.

SABERES:
Valorização do patrimônio Ambiental local.
Consciência dos espaços de memória e sua Importância.
Diferenciação dos ambientes naturais e culturais.
AVALIAÇÃO
Processual, em 4 etapas:
1ª etapa: Participação em debates sobre textos conceituais; individual
2ª etapa: Resumo ( grupo ) do filme
3ª etapa: Relatório sobre visita (aula de campo) individual
4ª etapa: Cartaz (equipe) e de toda a sala.
Processual, em 4 etapas:
1ª etapa: Participação em debates sobre textos conceituais; individual
2ª etapa: Resumo ( grupo ) do filme
3ª etapa: Relatório sobre visita (aula de campo) individual
4ª etapa: Cartaz (equipe) e de toda a sala.
Proposta de Trabalho por Área de Conhecimento, relacionada com Projeto: Cuida bem de mim.

Subtema: Meu Ambiente – pensando os espaços históricos.
Período: Fevereiro a Abril
Objetivo: Discutir e conceituar ambientes, patrimônios e suas importâncias históricas
CAD I – Valorização do Meio Ambiente, dos patrimônios, museus.
Compreensão da importância do empenho de todos nesse aspecto.
Situações de aprendizagem de leitura e produção textual:
Leitura de textos sobre o que é: meio ambiente , patrimônio, museus.
Assistir ao filme: uma noite no museu.
Produzir um texto sobre o que foi discutido.
Visitar alguns espaços históricos
Criar um cartaz ( coletivo) sobre o tema

Avaliação:
Individual e em grupo nas etapas que compõem o projeto seja ela escrita ou oral.
Lista de Material:
01 Cd virgem
50 folhas de ofício
30 cartolinas guache (cores diversas)
100 bolas de assoprar (verde e amarela)
01 rolo de barbante
05 metros de papel branco
02 caixa de giz cera
03 pincéis: preto, verde, vermelho
Cola e jornais

Cronograma:
Dia 06 e 07 de Abril
Texto, leitura de debate sobre tema e atividades.
Texto individual sobre o tema ( para reproduzir)
Dia13 de Abril
Filme (relatório) em grupo
Dia 14 de Abril
Atividade em grupo sobre o filme
Atividade em grupo sobre o filme
Dia 16 de Abril
Visita ao laboratório – roteiro da trilha (vê as fotos do CAD II)
Dia 17 de Abril
Trilha rio – relatório (individual).
Dia 20 de Abril
Visita ao casario de Ferradas roteiro/fotografia (individual)
Visita ao laboratório – roteiro da trilha (vê as fotos do CAD II)
Dia 17 de Abril
Trilha rio – relatório (individual).
Dia 20 de Abril
Visita ao casario de Ferradas roteiro/fotografia (individual)
Dia 27 de Abril
Trabalhar as fotografias (dá titulo, localização, data, autor e descrição) individual.
Trabalhar as fotografias (dá titulo, localização, data, autor e descrição) individual.
Dia 28 de Abril
Montar expositor das fotos (individual)
Montar cartaz /apresentação (todos)
Ornamentação da sala\ coreografia
Montar expositor das fotos (individual)
Montar cartaz /apresentação (todos)
Ornamentação da sala\ coreografia
Nenhum comentário:
Postar um comentário